domingo, 6 de março de 2016

Atrevendo-me a fazer pão com Física, Química e Biologia


Eu como Físico venho me atrevendo a escrever minha experiência em fazer pão, calma isso não é uma postagem de receita, mas até que pode ser.
Novamente, de atrevido que sou, corro em busca da interdisciplinariedade (relacionando Física, Química e Biologia) que uma simples recita de pão pode oferecer. Primeiro vamos a receita e quando chegar nos métodos de preparo veremos o que podemos extrair desse experimento.



Receita:
  • 1/2 kg-meio kilo de farinha de trigo
  • 1/2 litro de água
  • 2 colheres de manteiga ou margarina
  • 10g de fermento biológico



Modo de Preparo:
  • misture todos os ingrediente com cuidado adicionando aos poucos a água.
  • amasse até que a massa fique homogênea e com textura não muito viscosa (mole).
  • homogeneizada forme os pães no formato que quiser, tomando o devido cuidado para que as porções não fiquem muito grandes, pois isso pode fazer com que a massa fique crua internamente na hora do cozimento.
  • feitos os pães separe uma pequena porção da massa e faça uma bolinha com essa.
  • coloque essa pequena bolinha dentro de um copo com água, quando o fizer a bolinha irá afundar.

Agora vem a parte interessante. Quando estava a fazer os meus primeiros pães tive muita dificuldade em saber quanto tempo seria necessário para que a massa descansa-se o suficiente para que o pão fica-se crocante por fora, macio e fofinho por dentro. Então procurei na internet, e vi em um comentário esse método de colocar uma bolinha de massa em um copo com água. O que acontece, segundo o comentário, é que quando a bolinha começar a flutuar o tempo de descanso do pão fora atingido.
Nesse momento que vem a interdisciplinariedade, vamos analisar o que acontece com a bolinha e pão.

Biologicamente:

No momento em que misturamos a farinha de trigo, água e fermento biológico, criamos um ambiente perfeito para as bactérias, do fermento biológico, se alimentarem e quando essas se alimentam acabam fermentando o trigo.

Quimicamente:

Quando as bactérias se alimentam começa o processo de fermentação do trigo onde o resultado dessa reação química é o gás carbônico que irá gerar bolhas de gás internamente no pão, ou bolinha que separamos. Segue a formula da fermentação:


$C_6H_{12}O_6->2C_2H_5OH+2CO_2$
COLOCAR FORMULA DA FERMENTAÇÃO


Onde a glicose é vinda do trigo e o gás carbônico é o resultado da fermentação.

Físicamente:

Quando o gás carbônico é liberado no interior da massa, esse acaba gerando bolhas, pois no caso do gás esse ocupa maior espaço que a matéria que havia no local das colhas. Com a geração do gás carbônico a massa (pasta) começa a ter um volume maior (obs: não alterando o seu peso). Aumentado o volume a densidade da bolinha que estava dentro do copo começa a diminuir, pois o Volume é inversamente proporcional a densidade, segue a formula da densidade:


COLOCAR A FORMULA DA DENSIDADE
$D=\frac{M}{V}$





Contatos:

Leonardo Leano - Aulas
Tell: 95286-3892
e-mail: professorleano@gmail.com
blog: http://professorleano.blogspot.com.br/